quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Porque Cristo nunca escreveu?

Porque Cristo não escreveu um evangelho só seu?
"Eu acredito na Bíblia de DEUS" - diz o Católico.
"Eu acredito na palavra que está no antigo testamento" - diz o Jeová.
"Eu acredito no Corão, de milhares de anos atrás" - diz o Mulçumano.
"Eu acredito nuns livros aí, escritos por um cara há mais de 200 anos" - diz o Espírita-Cristão-Mesa Branca.
Mas todos os livros falam de um profeta. Falam de alguém. Nunca esse alguém parou e escreveu.
Vemos, durante dias, milhares de blogs, como este que vos fala, serem criados. Adolescentes e mais adolescentes escrevem idéias, diários para todos lerem - alguém sempre lê. E depois reclamamos de falta de tempo, cansaço e dinheiro.
Livros e milhares de romances são publicados como os mais vendidos da semana, melhores do mês, mais vendidos do ano, melhores do século. Toda essa parafernália de informações - mas Ele não escreveu. Por que?
Talvez porque Ele estava mais ocupado em fazer. Ele estava mais ocupado em ajudar. Estava ocupado em criar nosso destino e alguém se prestou a escrever... Mas tantas mãos que tiveram esses ensinamentos - Matheus, João, Lucas... Quanta gente sem ter o que fazer...
Será que conseguiremos UM DIA encontrar o equilíbrio entre ter idéias, criar personagens e viver nossos próprios modelos?
É lindo ler Zíbia que ama a todos, e tudo fica bem no final... Mas estamos trabalhando para que esse "final feliz" seja o nosso?
"Um dia frio, um bom lugar para ler um livro..." - quanto desperdício de tempo. Tudo muito romântico, mas se ao invés disso, porque não construir seu castelo de verdade ao invés de nuvens e sustentar a sua rainha?
Não, isso não quer dizer que toda essa informação não tenha valor nenhum - mas é um valor pequeno por oferta e demanda. Aprendemos em alguns cursos que, quanto mais oferta e menos demanda, menor o preço. Isso cabe também para o valor que damos às coisas. Se tivermos uma raridade de informação, vamos absorver melhor. Uma maçã é mais saborosa quando está no alto da macieira.
Se você parar sua vida para escrever, irá escrever sobre sonhos?
Encontre o equilíbrio. Viva todos os momentos. Ajude o próximo - bem próximo - que é o próximo mais difícil de ajudar.
Humanos de verdade - parem de escrever sonhos, cores e flores que nunca viu. Pintar mulheres que nunca terá. Gastar rios de dinheiros com velharias. Cantar amores que nunca saboreará.
Esse é o equilíbrio.

3 comentários:

Carol Marques disse...

Você sempre escreve sobre coisas que nuuuuuuuuuuunca passaram pela minha cabeça, pelos menos, não por SEUS pontos de vista.Se você parasse de escrever eu não os conheceria, eles ficariam guardadinhos para vc e só. Não que a idéia seja de posse, o que muitas vezes acontece, né? Réplicas de opiniões e nunca opiniões próprias, mas sim de compartilhamento. Se de grão em grão a galinha enche o papo, de idéia em idéia formam-se idéias novas, acho...
Tenho alguns textos não terminados e outros só na mente...a falta de tempo (ou seria de organização) os tem deixado somente aqui dentro. Mas provavelmente é porque realmente não valem a escrita...talvez....

Iara Maine disse...

Mas Carol...
C'èst la vie!
Não se culpe por não conseguir escrever. Eu me culpo por escrever demais e fazer de menos.

LC disse...

As palavras são formas do escritor organizar as idéias, influenciar o outro é apenas uma consequência não programada. Assim como a verbalização, o texto é uma forma de viagem para dentro de si, usando as palavras do mundo.
Sonhe mais.